Presbitério


Pároco Paolo Beretta:
Frei Paulo Beretta, de origem italiana, está em Portugal desde os anos 70 do século XX, tendo chegado a Coimbra em 1975. Em 10 de Junho de 2005, Dia de Luís de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas no Mundo, o frade Franciscano Paolo Beretta foi condecorado, na cerimónia comemorativa realizada em Guimarães, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a comenda da Ordem de Mérito, a qual se destina genericamente a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, ou que revelem desinteresse e abnegação em favor da comunidade.
Durante 16 anos, fez parte da comunidade religiosa de Santo António dos Olivais, em Coimbra. Frei Paulo Beretta pertence à ordem dos Frades Menores Conventuais.
Em Coimbra, foi o primeiro guardião (superior) da comunidade Franciscana a quem o bispo da diocese acabara de confiar a Igreja de Santo António dos Olivais e a respectiva paróquia.
Em 1991 passou a integrar a comunidade de Lisboa dos Frades Menores Conventuais. Três anos depois foi nomeado capelão dos hospitais de S. José e de D. Estefânia.
Em 2002, a convite do Chefe de Estado visitou as zonas afectadas pelas cheias em Moçambique, desenvolvendo então esforços para estabelecer uma rede de solidariedade entre Portugal e aquele país africano de língua oficial portuguesa.
O padre Paolo Beretta “escolheu viver sob o signo da solidariedade, destacando-se o facto de serem muitos os que usufruem da sua generosidade exemplar e profunda consciência social, sempre militando pela causa dos mais fracos”, lê-se em referências que lhe são feitas.


Vigário Pedro Dionísio:
Pedro Dionísio, pároco em Alcobertas, assume a vigararia de Rio Maior que é constituída pelas seguintes paróquias:
Rio Maior, Alcobertas, Gançaria, Alcanede, Fráguas, Outeiro da Cortiçada, Arruda dos Pisões, Arrouquelas, Azambujeira, Marmeleira e São João da Ribaira.




Bispo D. Manuel Pelino:

Bispo da diocese de Santarém, que integra a vigararia de Rio Maior.

Nasceu em Alcobaça a 21 de Janeiro de 1954, tendo sido ordenado sacerdote em 30 de Junho de 1985 por D. António Ribeiro.

D. José Augusto Traquina exerce o cargo de Bispo da diocese de Santarém desde 25 de Novembro de 2017, tendo sucedido a D. Manuel Pelino.


Foi membro da equipa de formação do Seminário Maior de Almada (1984-1992), Assistente religioso dos escuteiros de Alcobaça e do grupo da região oeste do Corpo Nacional de Escutas, pároco do Bombarral e de Vale Côvo (1992-2007), cónego da Patriarcal de Lisboa (2003), vigário da Vigararia III de Lisboa (desde 2011), coordenador do Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral Diocesano (desde 2011), director espiritual do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. À data da nomeação episcopal exercia também as funções de pároco de Nossa Senhora do Amparo de Benfica.